sábado, 26 de outubro de 2013

O FADO E A SAUDADE


  Fado foi considerado pela UNESCO, Património Mundial desde 2011. A maior parte das suas letras evocam a palavra "saudade", que não é uma palavra fácil de definir.
  Numa primeira fase, o Fado foi associado a um extracto social onde se inseriam as prostitutas, os marinheiros e os marialvas.
  Normalmente, as pessoas que cantavam Fado tinham uma voz áspera e muito roufenha, utilizavam frequentemente o calão e a gíria e eram muito briguentos.
  Desde a década dos anos 50, e muito à custa de Amália Rodrigues, o Fado deixou de estar associado a uma sociedade marginal, para passar a ser admirado e considerado por um extracto social mais intelectual, levando mesmo ao inicio de uma expansão internacional.
  A partir daqui, os textos dos poetas José Régio, Luís de Camões, José Carlos Ary dos Santos entre outros, passaram a fazer parte da composição das letras do Fado dando-lhe assim, uma intelectualidade que até aí não possuía.
  Por volta dos anos 90, surge uma terceira fase onde se destaca, já uma verdadeira consistência internacional, marcada pela entrada nos circuitos da World Music, onde se destaca o nome de Marisa, como sendo a verdadeira embaixatriz do fado e da palavra "saudade".


TROPAS ESPECIAIS


Special Military Units

Travessia de um curso de água, por parte de uma equipa do 4º Regimento de Para quedistas Ingleses.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ANUNCIO DE GREVE NO FUTEBOL FRANCÊS



A União dos Clubes Profissionais de Futebol Francês, na sua assembleia geral realizada hoje, anunciou que os seus filiados não irão participar na jornada marcada para o final do mês de Novembro, como forma de protesto contra a intenção do governo francês em aplicar um imposto de 75% nos salários acima de um milhão de euros. 

Assim, poderá estar em causa a realização do clássico entre o PSG e o Lyon, agendado para o dia 1 de Dezembro, implicando dessa forma a transmissão televisiva que já está assegurada pelo Canal +.
Este canal, já manifestou o seu desagrado contra esta decisão dos clubes e alertou para a compensação que deverá ocorrer se essa decisão se verificar.
Convém também salientar que a última greve histórica do futebol francês remonta a 1972.

sábado, 12 de outubro de 2013

"MAIS FÁCIL CORTAR NOS QUE NÃO TÊM VOZ, NEM CAPACIDADE DE SE DEFENDER"

     Hoje, ouvi e li as declarações do Bispo da Guarda, D. Manuel, onde afirmou que os senhores do dinheiro é que têm que pagar a crise.
     Sem dúvida! 
    Concordo, plenamente com estas afirmações, porque foi esse extracto da sociedade que beneficiou ao longo dos últimos anos, da falta de controlo e equidade na aplicação, dos dinheiros públicos. 
   Com toda a certeza, que ninguém que vive com dificuldades, teve no passado acesso aos facilitismos e vantagens financeiras concedidos pelas instâncias governamentais ou financeiras. Logo é extremamente injusto que os que menos têm, sejam castigados duas vezes.
   Assim, quem tirou proveito de negócios, tais como BPN e swaps, deverá suportar a maior fatia da crise que o país atravessa, porque como diz o povo, "foram eles que mamaram a vaca, quando ela deu leite". 


CORTES NAS PENSÕES DE SOBREVIVÊNCIA

Palavras do Vice Primeiro Ministro Paulo Portas, para que no futuro nos lembremos do que ele disse em 12out2013:

"O que foi dito pelo presidente do partido é que, naturalmente, esta proporção permite deixar de fora de qualquer esforço aqueles que mais necessidades têm e, portanto, a medida que vier a ser apresentada é uma medida que, além de ter um impacto muito  reduzido, deixará de fora do esforço aqueles que mais necessidades têm", afirmou o vice presidente da bancada parlamentar do CDS-PP João Almeida.


No entanto, esta redução nas pensões, irá fazer com que a lista dos mais necessitados aumente.


sábado, 5 de outubro de 2013

II RESGATE A PORTUGAL


Muito se tem falado e escrito, sobre a necessidade de Portugal pedir um II Regaste Financeiro, no entanto, em minha opinião tudo isso não passa de pura especulação e alguma expectativa por parte dos partidos políticos, no sentido de assumirem o governo do nosso país.
A pressa e o desespero para se atingir a governação, leva muitas vezes a precipitações e a más decisões que nos farão arrepender no futuro.
Assim, deveremos continuar a observar atentamente e com imparcialidade, a governação actual, para que no momento certo a possamos julgar.
Reforçando esta minha opinião, atentemos no que hoje foi dito pelo responsável do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, acerca da situação actual de Portugal no que toca a uma segunda ajuda financeira: 
"Apesar da especulação nos mercados, ainda não se concluiu que Portugal precisará de mais ajuda. Os credores internacionais avaliaram recentemente os esforços de reforma no país considerando-os suficientes".
Portanto, tudo indica que Portugal caminha com dificuldade mas no caminho certo.
Vamos acreditar e ter confiança...!

MEE - Klaus Regling




FRASE DO DIA 04OUT2013







"Quando veio até mim uma mãe que me disse ´tenho um filho de 30 anos, mas não se casa, não se decide, tem uma noiva bonita, mas não se casam´, eu respondo: 'Senhora, deixe de passar-lhe as camisas", afirmou o Papa Francisco.

L