Obra magnifica! Os Passadiços do Paiva têm uma extensão de 8,700 metros e percorrem o lado esquerdo do rio Paiva, uma paisagem lindíssima, no entanto, é um percurso muito duro, que requer alguma preparação física.
Resolvi experimentar esta aventura, caminhada iniciada pela manhã, com inicio na localidade de Areinho, deparou-se-me logo uma subida, por uma escadaria de cerca de 1Km, muito exigente para quem não controlar a subida irá ter problemas físicos mais à frente.
No fim da escadaria temos a portagem, pagamento de 2€ para continuar o percurso, neste sitio pudemos desfrutar de uma paisagem encantadora, vê-se do lado direito do rio uma cascata magnifica, onde se podem tirar excelentes registos fotográficos.

Terminada a descida, é um caminhar sempre no passadiço, durante cerca de 6Km, praticamente no plano, ao longo do leito do rio ouvindo o murmurar das águas, por entre diversas variedades de arvoredo e plantas que deliciam qualquer amante da natureza, para não falar da quantidade de pessoas que em grupo ou isoladas percorrem este itinerário, uns exteriorizando alegria e outros com a expressão de muita fadiga.
Sensivelmente, a meio do percurso temos uma ponte suspensa, que se pode atravessar para o lado direito do rio, mas sem continuidade do passadiço, o que obriga a regressar ao lado esquerdo.
Para além de todas estas maravilhas pudemos ainda desfrutar de diversas praias fluviais que satisfazem os visitantes mais jovens.
No final, junto à localidade de Espiunca temos os táxi à espera daqueles que já não querem arriscar o regresso pelos Passadiços e ainda um local de bar onde se pode descansar e refrescar.
Assim, e em jeito de conselho é um lugar que vale a pena visitar porque têm oportunidade de passar um dia em contacto com a natureza em estado puro e o sossego do local, o dia poderá ainda ser mais divertido se formarem um grupo de amigos e fazerem este trajecto em convívio.