Se em março for aprovada a proposta de Orçamento para 2016, os médicos que estejam na reforma e queiram regressar ao Serviço Nacional de Saúde vão poder acumular a sua reforma com uma parte significativa do salário.
A proposta passa por dar ao clínico – que esteja nestas condições – 75% do salário que auferia no momento em que se reformou.Mas caso o número de horas seja inferior ao das que trabalhavam antes de se aposentar, o valor será pago em proporção das horas de serviço.
Esta medida tem o objetivo de tornar mais atrativo o regresso de clínicos reformados ao Serviços Nacional de Saúde.
Relativamente a este assunto, estou de acordo com esta medida, assim poderá vir a resolver uma situação inadmissível, que se está a passar nos centro médicos do interior do pais.
As pessoas para conseguirem uma consulta têm que se deslocar muito cedo (05:00 e 06:00) aos centros de saúde, uma vez que o atendimento voltou a ser por ordem de chegada!
Esta situação está a levar que muitos idosos deixem de procurar um médico porque a sua condição de saúde e psicológica não lhes permite levantarem-se tão cedo nem suportarem temperaturas negativas.
Assim, deixo aqui esta mensagem de alerta e ajudem a fazer chegar esta preocupação a quem decide!